- Formulário de contato
-
Edifício HUB Business
Rua XV de Novembro, 1155,
Salas 1109 e 1110
Curitiba - PR
CEP 80060-000 - assetit@assetit.com.br
Região Sul
+55 (41) 9953-43344
Região Nordeste
+55 (41) 9953-43344
Para atender às demandas de tecnologia da era digital, as empresas exigem um ambiente de TI flexível, escalável, seguro e econômico. Para a maioria dos líderes de TI, isso significa implementar uma nuvem híbrida. Ao transformar o data center corporativo em um pool eficiente de recursos que podem interagir perfeitamente com nuvens públicas, as organizações podem garantir a implantação ideal de cada carga de trabalho e conjunto de dados. Não surpreende que 80% dos líderes de TI digam que sua estratégia de nuvem híbrida é essencial para permanecer competitiva em seu setor; e 75% dizem que a nuvem é a parte mais crítica de toda a sua estratégia de transformação digital.
Infelizmente, muitos líderes de TI estão descobrindo que transformar e gerenciar o moderno data center pode ser surpreendentemente difícil. Tarefas cada vez mais complexas, como gerenciar vários fornecedores e ambientes em nuvem, garantir perfis consistentes de segurança e conformidade e alocar dinamicamente recursos, podem sobrecarregar a equipe de TI.
Para os líderes de TI com uma visão clara e objetiva de futuro, o caminho para um data center moderno, eficiente e preparado para nuvem passa por contratar o parceiro de suporte de TI certo. Prova disso é que 34% dos líderes de TI em todo o mundo dizem já utilizar um parceiro para serviços de data center; enquanto outros 44% dizem que planejam fazê-lo nos próximos dois anos.
Os executivos de TI que responderam à pesquisa ‘Global Cloud Survey 2019’ da Frost & Sullivan identificaram os principais desafios que impediam sua estratégia de nuvem híbrida:
Enquanto 72% das empresas dizem que implantaram ou estão implantando um ambiente de TI híbrido, o gerenciamento do ambiente é complexo e difícil. O principal desafio citado pelos líderes de TI na implementação de sua estratégia de nuvem híbrida é a integração de ambientes de data center e nuvem, citados por 62%. Os líderes de TI entendem que a implementação e manutenção da próxima geração de cargas de trabalho híbridas requer conhecimento de vários tecnologias e fabricantes diferentes, tecnologias e serviços – computação / armazenamento / rede; hardware / plataforma / software; local e remoto; na nuvem local e pública – e poucos deles têm toda a experiência necessária na equipe.
Para competir na era digital, as empresas buscam agressivamente objetivos como inovação, agilidade do mercado e velocidade de lançamento de novos produtos e serviços no mercado. Ao discutir sua transformação digital, 80% dos líderes de TI esperam “liberar a equipe de TI para se concentrar em soluções inovadoras para os desafios dos negócios”; e 76% dizem que desejam reduzir a manutenção de hardware / software. No entanto, com a equipe técnica focada nas tarefas rotineiras de gerenciamento e manutenção, há poucos recursos para dedicar a iniciativas estratégicas.
A maioria dos executivos de TI diz que deseja uma estratégia que possibilite a liberdade para selecionar a tecnologia ideal no momento da compra. Mas a complexidade de um ambiente de vários fornecedores se estende além da integração de tecnologia. Cerca de 58% dos líderes de TI afirmam ter dificuldade em gerenciar vários fornecedores em seu ambiente híbrido de nuvem ou data center. Cada relacionamento de fornecedor vem com contratos de serviço, licenças e SLAs diferentes, que devem ser gerenciados separadamente. Como existem vários “proprietários” de tecnologia para cada fluxo de trabalho, uma única falha pode exigir um tempo significativo da equipe trabalhando com inúmeros fornecedores para isolar e corrigir o problema.
Entre os líderes de TI pesquisados pela Frost & Sullivan, 65% dizem que o desempenho ruim ou inconsistente do aplicativo é um dos principais desafios de seu ambiente híbrido. Como esses aplicativos alocam ou dividem cargas de trabalho entre os recursos de data center, borda e nuvem, as equipes de TI precisam garantir que o aplicativo seja entregue com níveis de desempenho, latência e segurança adequados. Mas o desempenho consistente do aplicativo requer hardware, firmware e software atualizados – em todos os fornecedores e opções de implantação. Isso requer um compromisso contínuo com a instalação de atualizações e patches.
Já não considerado arriscado para uso corporativo, o software de código aberto agora é reconhecido por sua flexibilidade e bom conjunto de funcionalidades. Aproximadamente 71% dos líderes de TI dizem que esperam implantar projetos de código aberto em seus ambientes híbridos, como uma maneira de aumentar a velocidade e a agilidade no desenvolvimento de software. Porém, quanto mais código aberto eles implantam, mais difícil é para as equipes de TI acompanhar a instalação, a configuração, os testes de compatibilidade e a solução de problemas das inúmeras distribuições – especialmente à medida que passam do ambiente de desenvolvimento para os ambientes de produção. Em uma pesquisa de 2019 com técnicos e desenvolvedores de TI realizada pela Linux Foundation e The New Stack, 54% dos entrevistados disseram que seu maior desafio relacionado ao código aberto é estabelecer uma estratégia holística para executar suas próprias cargas de trabalho baseadas no código aberto no ambiente de produção.
Um data center tradicional, com servidores físicos e infraestrutura em silos, opera de maneira muito diferente de um ambiente em nuvem flexível. Configurações flexíveis de infraestrutura, interfaces abertas e plataformas de gerenciamento definidas por software transformarão até os hardwares tradicionais de servidor e armazenamento. Porém, poucas organizações de TI têm especialistas em nuvem na equipe que sabem como otimizar o ambiente de infraestrutura em nuvem. Entre os líderes de TI pesquisados, 67% dizem que não possuem experiência interna em nuvem suficiente; e 59% dizem que é desafiador contratar e reter pessoal qualificado nessas tecnologias.
Todos esses desafios decorrem da mesma raiz: o ritmo acelerado das mudanças tecnológicas. A cada nova capacidade digital adotada pela empresa, surge a responsabilidade de avaliar, adquirir, implementar, integrar, proteger, gerenciar e manter o software, o hardware e os serviços que a suportam.
Para os líderes de TI engajados em projetos de transformação, a adoção da tecnologia tornou-se muito complexa e urgente para ser tratada somente com a equipe interna. Esses executivos optam por contar com o auxílio de provedores de serviços especializados que podem ajudar a facilitar e trazer mais velocidade para a jornada da nuvem. De fato, 97% dos líderes de TI em todo o mundo disseram ter ou planejam recorrer a um especialista para assistência no desenvolvimento e implementação de sua estratégia de nuvem híbrida.
Mas que tipo de parceiro é melhor para sua jornada? O parceiro de suporte de TI certo pode e deve trabalhar em conjunto com a equipe interna, complementando talentos e mantendo o desempenho ideal da infraestrutura de seu data center.
Edifício HUB Business
Rua XV de Novembro, 1155,
Salas 1109 e 1110
Curitiba - PR
CEP 80060-000
Região Sul
Região Nordeste
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.