Com uma arquitetura de armazenamento lenta e obsoleta, a Ceramfix contou com a ajuda do IBM Business Partner Asset IT para migrar suas operações para uma plataforma resiliente de tecnologia IBM. Agora, a empresa pode continuar suas operações de back-office cross-site sem interrupção – mesmo quando um caminhão errante interrompe suas conexões de fibra.
Sediada em Gaspar (SC), a Ceramfix é uma fabricante de produtos para a instalação de revestimentos cerâmicos – como rejuntes, argamassas, adesivos e impermeabilizantes.
Sem tempo a perder
Quando o fabricante Ceramfix começou a sofrer atrasos no faturamento do final do mês, a empresa percebeu que precisava agir rapidamente.
“Tínhamos clientes e funcionários reclamando. Na última semana do mês, processamos e enviamos nossas faturas, mas a lentidão era frequente. Levantar os dados relevantes exigia muito tempo e esforço, por isso era estressante todos os meses. Estávamos sempre preocupados em ter ou não nossas faturas enviadas no prazo, e o departamento de TI, recebia constantemente tickets sobre processos lentos.” Daivid Thomaz, Gerente de TI da Ceramfix.
O problema era a infraestrutura de armazenamento obsoleta, que a Ceramfix havia implantado há cinco anos. À medida que a tecnologia se aproximava do fim de sua janela de suporte, a empresa frequentemente enfrentava problemas de latência, como os que afetavam seu faturamento. Ao mesmo tempo, a tecnologia utilizada carecia da escalabilidade de que a Ceramfix precisava para suportar o crescimento dos negócios.
“Estávamos agregando novos clientes, novas unidades de negócios, novos produtos. Também precisávamos cumprir nossa estratégia – queríamos levar nossos sites de produção para perto de nossos clientes para melhor atender nossa demanda. Portanto, construímos quatro novas unidades de negócios, cada uma criando fluxos de dados de produção e faturamento.” Daivid Thomaz.
A empresa começou a buscar novas alternativas de armazenamento, especialmente aquelas que ofereciam um alto nível de disponibilidade, uma vez que agilizar o faturamento e o gerenciamento geral de dados eram essenciais para o crescimento e sucesso contínuos da Ceramfix.
“Também trabalhávamos com um orçamento limitado.” Daivid Thomaz.
Depois de discutir opções viáveis com a Asset IT, a Ceramfix começou a considerar uma nova tecnologia de armazenamento IBM
A Ceramfix teve acesso ao IBM Client Center em Montpellier, França, para testar e avaliar as opções em potencial, incluindo o IBM FlashSystem® com tecnologia IBM HyperSwap®.
“O site de Montpellier foi muito importante em nossa decisão de escolher a IBM. Pudemos ver o comportamento da arquitetura no momento de um crash e, posteriormente, o failover. Isso nos deu muita confiança na solução.” Daivid Thomaz.
Após as demonstrações de sucesso, a equipe de Asset IT trabalhou com a Ceramfix para implantar um novo IBM FlashSystem 5030 em cada um dos data centers do cliente, localizados a cerca de 1 km de distância.
Os dispositivos totalmente flash usam protocolos iSCSI para se conectar à rede de fibra existente. E graças à tecnologia IBM HyperSwap, o novo equipamento de armazenamento opera como um único cluster, ostentando recursos de failover automatizado em caso de interrupção.
Ao mesmo tempo, a Asset IT ajudou a Ceramfix a atualizar seus processos de backup e recuperação de longo prazo, implantando uma nova biblioteca de fitas IBM TS4300.
Maior confiabilidade com replicação entre sites e failover automatizado
Com seus novos sistemas de armazenamento em produção, a Ceramfix agora tem uma arquitetura muito mais resiliente – um fato que já foi demonstrado de forma inesperada.
“Um caminhão-reboque bateu em um poste fora de um de nossos escritórios”, conta Thomaz. “Foi uma bagunça. Mas o HyperSwap funcionou exatamente como esperado. Mantivemos nossos processos rodando, embora nossa linha de fibra estivesse no solo. Desde então, posso relaxar sabendo que temos uma solução confiável, abrangente e altamente disponível.
A Asset IT esteve muito atenta às nossas necessidades e a gestão minuciosa do projeto deixou-me muito confortável. No final, não tive dúvidas de que tomamos a decisão certa. ” Daivid Thomaz.