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Copel

Reenergizando os principais aplicativos de negócios ao mesmo tempo em que reduz os custos de crescimento
Enfrentando um crescimento de dois dígitos, a empresa de energia Copel precisava garantir que seus principais sistemas estivessem à altura do desafio.
Desafio do Negócio

Potencializando o crescimento futuro

A Companhia Paranaense de Energia (Copel) é responsável pelo fornecimento de energia elétrica a mais de 4,5 milhões de consumidores no estado do Paraná. Como acontece com qualquer economia moderna, esta área vibrante e próspera seria severamente afetada sem eletricidade.

Como prestadora de serviços, a perda de desempenho e disponibilidade dos principais sistemas de negócios da Copel pode ter sérias repercussões.

No jargão de TI, “manter as luzes acesas” significa garantir que os sistemas existentes continuem funcionando de maneira ideal; para a Copel, essa frase também tem um significado mais literal. Sabendo que os problemas de desempenho aumentariam conforme a carga de trabalho aumentasse, a empresa precisava atualizar seus servidores para garantir um fornecimento uniforme de eletricidade e banda larga para residências e empresas.

“Nossa estratégia de TI na Copel passa por uma atualização de hardware a cada cinco anos, de acordo com os termos de garantia e suporte. Essa atualização estava atrasada e a expansão contínua dos negócios estava começando a causar problemas de desempenho”.

“Nossos principais aplicativos, especialmente o sistema de faturamento, dependem muito do banco de dados Oracle e não tínhamos mais recursos de hardware suficientes para atingir os níveis de desempenho de que precisávamos. Estimamos que nossa carga de trabalho do banco de dados Oracle crescerá cerca de 15% ao ano nos próximos cinco anos e nossa posição era claramente insustentável.” Vicente Sloboda, Analista de Suporte Técnico da Copel.

Transformação

A equipe de TI da Copel manteve a mente aberta e considerou várias soluções possíveis, incluindo servidores baseados em x86

A equipe concluiu que atualizar seu cenário IBM Power Systems existente oferecia a opção mais econômica e migrou seu banco de dados Oracle de dois servidores IBM Power Systems 795 com 128 núcleos de processador IBM POWER7 para dois servidores IBM Power Systems E880C equipados com 128 núcleos de processador IBM POWER8.

Trabalhar com a IBM tornou a migração para o novo hardware IBM Power Systems uma transição rápida e tranquila e a Copel agora se beneficia do suporte técnico contínuo em seu Contrato de Manutenção de Hardware IBM . O Parceiro de Negócios IBM Asset IT forneceu suporte no design, negociação e implementação do sistema.

“Realizamos uma análise abrangente de caso de negócios das opções de solução da concorrência e vimos que permanecer com o IBM Power nos economizaria US $ 2 milhões em migração e custos de hardware em comparação com o próximo concorrente de melhor valor. Os núcleos do processador POWER8 oferecem aproximadamente 70% mais desempenho do que a tecnologia anterior e podemos executar a mesma carga de trabalho do banco de dados Oracle em menos núcleos.” Vicente Sloboda

“Estamos muito satisfeitos com o suporte técnico da IBM. Em nosso setor, onde interrupções de serviço podem ser literalmente uma questão de vida ou morte, é vital manter os sistemas centrais funcionando de maneira confiável o tempo todo. Sempre que encontramos qualquer tipo de problema, a IBM sempre foi capaz de resolver o desafio de forma rápida e eficaz e mitigar o risco.” Vicente Sloboda

A Copel usou seus servidores IBM Power Systems 795 e IBM Power Systems E880C para implementar um Power Enterprise Pool – um grupo de servidores que podem compartilhar recursos de processador Mobile Capacity on Demand e recursos de memória. 

“A configuração do Power Enterprise Pool nos permite obter maior flexibilidade de nosso investimento em IBM Power Systems.” Vicente Sloboda

Resultados

Aumento na eficiência e no desempenho dos principais sistemas da Copel

Desde a implantação de seus 2 novos servidores IBM Power Systems E880C, a Copel observou um aumento na eficiência e no desempenho de seus sistemas principais, ajudando a empresa a oferecer serviços excepcionalmente confiáveis ​​a seus milhões de clientes.

“Os servidores IBM Power Systems melhoraram significativamente a capacidade de resposta de nossos bancos de dados Oracle em horários de pico, durante os quais até 2.000 usuários de negócios simultâneos acessam o sistema. Da mesma forma, as operações de backup que costumavam levar até 14 horas agora podem ser feitas em 8 horas – uma redução de 43%. Isso significa que geralmente podemos concluir o backup durante a noite, sem risco de interromper as operações durante o dia.” Vicente Sloboda

Um benefício importante de executar o Oracle Database em IBM Power Systems é a redução dos requisitos para licenças Oracle.

“O licenciamento Oracle é calculado com base no número de núcleos de processador, portanto, quanto menos núcleos você usar, menores serão seus custos. Como cada núcleo IBM POWER8 é capaz de executar até 70% mais trabalho do que os núcleos de processador anteriores, podemos executar a carga de trabalho Oracle existente em menos núcleos e liberar 49% de nossas licenças Oracle para implantação futura em outras áreas. Com os servidores IBM Power Systems, esperamos gerenciar o crescimento esperado de 15% ano a ano nos próximos cinco anos sem comprar novas licenças Oracle.” Vicente Sloboda

Com seus novos servidores IBM Power Systems E880C instalados e com bom desempenho, a Copel pode obter valor contínuo de seu investimento anterior nos servidores IBM Power Systems 795. Olhando para o futuro, a Copel agora se sente confortável por ter a infraestrutura certa para apoiar os negócios em sua jornada de crescimento.

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Redução de tempo no backup
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Licenças Oracle liberadas

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