Case de sucesso

CELEPAR

Como a plataforma IBM Power ajuda na eficiência dos Sistemas de Informação do Governo do Paraná

(Por Dario Knopfholz – Coordenador de TI da CELEPAR) A CELEPAR é responsável pelos sistemas de informação do Governo do Paraná.  Para que estes sistemas atendam às necessidades tanto do governo como do cidadão, é necessário que exista uma plataforma confiável para processamento dos bancos de dados.

Por isso foi adotada a plataforma POWER. Todos os dados que interligam os cidadãos e o governo de alguma forma passam pela CELEPAR. Para poder cumprir essa missão, ao longo dos anos a CELEPAR desenvolveu centenas de aplicações voltadas para áreas como educação, segurança pública, identificação civil, saúde…

Nós (CELEPAR) já utilizamos POWER há algumas décadas no ambiente, mas nos últimos anos adotamos máquinas Enterprise de grande porte justamente para suprir essas cargas de bancos de dados. Esse tipo de solução trouxe grande flexibilidade em relação a outras arquiteturas, pois possibilita um alto grau de confiabilidade e permite que possamos escalar o ambiente, aumentar ou diminuir os recursos das LPARs (Logical Partitions) à medida da necessidade.

Segundo Claiton Zanella, Diretor Executivo da Asset IT, a CELEPAR tornou-se uma referência no ecossistemas IBM por utilizar as melhores características da plataforma para atender as demandas do estado do Paraná, tanto na consolidação do ambiente Oracle quanto para utilização de software livre, como Post Gree e MySQL.

Realmente é uma plataforma bastante versátil, que permite comportar várias cargas. A CELEPAR também é usuária de Red Hat Open Shift e com a aquisição da Red Hat pela IBM, percebem que existe uma sinergia maior entre o Open Shift e as soluções de hardware da IBM. A CELEPAR está avaliando para no futuro utilizar o Open Shift em cima da plataforma POWER, para ter todos os benefícios de disponibilidade e escalabilidade que têm hoje com os bancos de dados.

Em todo o processo de adoção da POWER sempre contamos com muito apoio tanto da IBM como da Asset, que foi o parceiro que implantou a solução na CELEPAR, e esse apoio contribuiu com o sucesso do projeto.

Claiton Zanella finaliza, dizendo que a Asset tem muito orgulho de participar da trajetória da CELEPAR na utilização da Plataforma POWER.

Transcrito do vídeo de Dario Knopfholz – Coordenador de TI da CELEPAR – publicado originalmente em Youtube.

Soluções relacionadas:

Veja também

Com uma arquitetura de armazenamento lenta e obsoleta, a Ceramfix contou com a ajuda do IBM Business Partner Asset IT para migrar suas operações para uma plataforma resiliente de tecnologia IBM.
O grupo Senff tem mais de 125 anos de mercado e há 18 anos atua na administração de cartões. São mais de 2,2 milhões de cartões emitidos e 5 milhões de transações mensais realizadas com cartões de crédito e benefícios.
Rua XV de Novembro, 1155 – Sala 1601C
Edifício HUB Business – Centro
CEP 80.060-000
Curitiba/PR – Brasil