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A popularização da Recuperação de Desastres como Serviço [DRaaS – Disaster Recovery as a Service] ocorrida nos últimos anos como método de backup de dados e sistemas críticos, bem como forma de tolerância à falhas, faz com que esse tipo de tecnologia, apesar de relativamente nova, atraia cada vez mais o interesse das empresas. Mas a conformidade com o modelo as-a-service não é a única razão pela qual a recuperação de desastres como serviço (DRaaS) está ganhando força.
O interesse crescente das organizações pode ser explicado quando entendemos os 4 principais benefícios que a DRaaS traz para as empresas que adotam essa tecnologia.
Um dos principais benefícios da DRaaS é o potencial para reduzir os custos. Muitos serviços de TI tradicionalmente executados nos data centers internos agora estão disponíveis na forma de ofertas como serviço. O DRaaS une a infraestrutura como um serviço, a plataforma como um serviço e o software como serviço como uma alternativa popular em computação em nuvem para resolver um desafio tradicional de qualquer empresa.
Qualquer organização que tente lidar com Recuperação de Desastres por conta própria enfrentará custos adicionais, terá que investir em infraestrutura e assumirá despesas de capital [CAPEX].
Altos custos iniciais e altas contas mensais impedem muitas empresas de implementas formas eficientes de Recuperação de Desastres. A DRaaS surgiu como uma alternativa eficiente ao modelo tradicional de proteção de dados e backup.
É bastante comum encontrar cenários onde a DRaaS oferece uma operação de recuperação muito mais rápida, automatizada e mais confiável do que as abordagens tradicionais de Recuperação de Desastres.
As soluções de DRaaS aproveitam as tecnologias de replicação de dados, bem como a recuperação automatizada e orquestrada, para fornecer objetivos agressivos de ponto de recuperação e objetivos de tempo de recuperação, os famosos RPO e RTO. Muitas das soluções de DRaaS mais modernas aproveitam a maior flexibilidade das nuvens públicas e oferecem um modelo de custo baseado em uso, onde o cliente só paga pelos recursos que realmente usar dentro de um determinado período.
Outro benefício importante da DRaaS é a confiança de que quando houver uma falha no ambiente principal da empresa, a solução de DRaaS entrará em ação de forma rápida e eficiente.
Seus dados são armazenados em vários lugares – não havendo, desta forma, um ponto único de falha. Como a DRaaS está em uma plataforma virtual, ela pode aumentar ou diminuir conforme a necessidade da empresa.
DRaaS não apenas fornece redundância para todos os sistemas críticos de informações de negócios, mas também permite testes de validação de rotina, com uma boa relação entre custo e benefício.
Levando-se em conta o tempo e os significativos custos envolvidos em um processo tradicional de Recuperação de Desastres, vale a pena considerar a adoção da DRaaS como parte do plano de preparação para desastres da sua organização.
O uso da DRaaS reduz a carga administrativa imposta à TI e libera os membros da equipe para lidar com tarefas que proporcionam maior valor para a operação das organizações.
Recuperação de Desastres raramente é vista como algo que gere valor significativo para o negócio e, portanto, as empresas relutam em gastar dinheiro e tempo na execução de um programa abrangente e eficaz. Ao adotar uma solução de DRaaS, você deixará de comprometer grandes volumes desses recursos (pessoas, tempo e dinheiro), pois muito provavelmente o custo da DRaaS será menor do que o que você pagaria para gerenciar e manter uma solução por conta própria.
Mas é extremamente importante ressaltar que os benefícios do DRaaS não isentam a equipe interna de uma organização de monitorar e auditar backups regularmente para garantir sua integridade e para verificar se a organização não foi afetada por desvios de configuração e outros problemas relacionados.
Para saber mais sobre como as soluções de DRaaS podem ajudar sua empresa, entre em contato com o time da Asset IT clicando aqui.
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