Blog

4 Cuidados na Adoção da Cloud

Há pelo menos uma década a cloud computing começou a ganhar força no Brasil e todo profissional de TI (e muitos de outras áreas também) já reconhecem as vantagens e benefícios da sua adoção, incluindo a possibilidade de redução de custos, elasticidade, facilidade de crescimento e por aí vai.

O que muitas empresas simplesmente abstraem é que não basta transferir seus workloads do datacenter pra lá. Para extrair as reais vantagens de uma solução disruptiva precisamos nos livrar do mindset tradicional. A cloud pode sim representar várias vantagens desde que sua adoção seja muito bem planejada, com atenção redobrada para os 4 cuidados que destacaremos na sequência:

1. Tenha um olhar crítico para o seu ambiente atual

Assim como nenhuma solução é 100% aderente à todas as demandas, a cloud também não será eficiente pra tudo! Migrar seu ambiente “as is”- o chamado lift and shift –  tende a ser um verdadeiro desastre, especialmente se o foco da migração for performance ou redução de custos.

É indispensável fazer uma análise criteriosa sobre os ambientes e aplicações canditados à migração, considerando o relacionamento/interdependência entre eles, os requisitos de performance e arquitetura de cada aplicação e especialmente se estão devidamente otimizadas para cloud, o que dependerá das características de desenvolvimento de cada uma.

2. Escolha bem seu provedor

Sempre que pensamos em cloud, automaticamente vem à mente os Hyperscalers, como AWS, Azure, Google Cloud ou IBM Cloud mas, por melhores que sejam, não significa que sejam a melhor alternativa para a sua necessidade.

Cada um destes provedores possui ofertas distintas para uma infinidade de opções de serviços, o que de início já é o primeiro grande desafio ao avaliar/equiparar/escolher a oferta adequada para a sua demanda. Contar com profissionais que conheçam detalhadamente os prós e contras de cada provedor torna-se fundamental para ter a segurança de fazer a melhor escolha.

Ao iniciar seu estudo, não deixe de considerar o uso de provedores regionais, que em alguns casos podem se mostrar a melhor alternativa para o início de sua jornada.

3. Entenda bem as ofertas de disponibilidade

Ainda há quem acredite que o fato de levar seus workloads para a nuvem significa não precisar mais se preocupar com disponibilidade ou contingência.

Especialmente nos últimos meses, vieram a público notícias sobre ataques de hackers a ambientes em cloud e até mesmo “apagões” em algumas regiões de determinados provedores. Traduzindo, de nada adianta você contratar alta-disponibilidade em um mesmo provedor, em uma mesma região.

Habitualmente ignoramos o fato de que a cloud nada mais é do que o datacenter de um terceiro e que por mais protegido que seja, também está sujeito ao imprevisto! Daí a importância de desenvolver aplicações preparadas para multicloud e zonas distribuídas.

E não se iluda: assim como no cenário on premises, a disponibilidade também tem um alto custo na cloud. Quanto maior o nível de disponibilidade, maior a conta!

4. Tenha muita atenção ao gerenciamento do ambiente

Assim como ambientes virtualizados e conteinerizados tendem a “se reproduzir” muito rapidamente, a elasticidade da cloud pode ser uma armadilha se não for bem administrada. A facilidade de criar novos ambientes pode representar uma desagradável surpresa para o orçamento e é inevitável lançar mão de ferramentas que ajudem nessa análise.

Já existem no mercado várias ferramentas para esta finalidade, dentre as quais destacamos o Instana e o Turbonomic, que proporcionam observabilidade e tomada de ação com foco em economia e melhoria de performance, mas este é um assunto para um próximo post. O objetivo aqui é apenas chamar a atenção para o fato de que é imprescindível fazer um planejamento de capacidade eficiente para que o benefício não se torne um grande problema no longo prazo.

Se você está considerando uma migração ou passando por qualquer um destes desafios, entre em contato conosco! Como parceiros da BR Link – an Ingram Micro Company – auxiliamos empresas nos mais variados portes e segmentos a desenvolver projetos com a melhor estratégia para cada cenário.

Compartilhar
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Veja também

Rua XV de Novembro, 1155 – Sala 1601C
Edifício HUB Business – Centro
CEP 80060-000
Curitiba – Paraná – Brasil