A computação em nuvem tornou-se a base para a construção de uma infraestrutura de TI ágil e um portfólio de aplicativos que ajuda as organizações a se modernizarem, se transformarem e, em muitos casos, reduzirem o tempo de go to market. Dependendo da demanda e da maturidade de cada cliente, é possível explorar diferentes possibilidades:
Cloud Pública
Contratação de Softwares como Serviço, com acesso via web e pagamento “por assinatura”. Todos os aspectos da aplicação são gerenciados pelo provedor, incluindo segurança, disponibilidade, performance, atualizações e manutenção.
Um ambiente de desenvolvimento e implantação de aplicativos hospedado em cloud, que inclui um conjunto de ferramentas, bibliotecas e serviços configurados como uma solução. Normalmente oferece suporte a todo o ciclo de vida de desenvolvimento de aplicativos, incluindo codificação, teste, implantação, tempo de execução, hospedagem e entrega.
Infraestrutura compartilhada com outros clientes. É configurada para agrupamento de recursos, automação e orquestração. Também pode incluir autoatendimento, catálogos, medição e bilhetagem.
Cloud Privada
Infraestrutura contratada de um provedor, mas NÃO compartilhada com outros clientes. É configurada como um pool de recursos, automação e orquestração. Também pode incluir autoatendimento, catálogos, medição e bilhetagem.
Infraestrutura em datacenter próprio. É configurada como um pool de recursos, automação e orquestração. Também pode incluir autoatendimento, catálogos, medição e bilhetagem.
Não é Cloud
Infraestrutura tradicional e independente contratada em um datacenter provedor de hospedagem.
Infraestrutura tradicional e independente implementada em datacenter próprio.
No entanto, para obter os reais benefícios que a cloud pode oferecer é fundamental entender que este é apenas o primeiro passo. Uma pesquisa do IDC realizada com 2.200 organizações ao redor do mundo revelou que em 2019, a maioria das empresas já utilizava diferentes plataformas de nuvem em vários provedores de serviço porque um único provedor nem sempre conseguia atender a todas as necessidades de suporte a aplicativos, dados e infraestrutura.
Ao combinar uma cloud privada e uma cloud pública, obtemos uma cloud híbrida, que permite que aplicações e dados sejam compartilhados entre elas. Já a multicloud se refere a um ambiente de nuvem composto por mais de um serviço, de mais de um provedor.
Uma questão que parece clara para o nosso mercado é que não se trata de transplantar a infraestrutura integralmente para a nuvem. A questão aqui é identificar as oportunidades de melhoria para o ambiente, especialmente em um momento em que a Transformação Digital exige ainda mais agilidade das organizações.
A mudança para um ambiente multicloud híbrido se dá pela necessidade de modernizar e transformar a forma como a TI interage e dá suporte a uma empresa inteira e suas iniciativas de negócio. A valorização dos dados como valioso insight para os negócios está transformando a maneira como o core business e as novas aplicações de negócios são armazenados, compartilhados e se desenvolvem em toda a organização.
Um ambiente multicloud híbrido permite o movimento e a colaboração necessários para alavancar dados e aplicações de negócios em todas as áreas da empresa. Muitas empresas estão adotando a multicloud híbrida para ter mais agilidade geral e ter mais controle sobre os custos.
Embora a jornada de cada organização rumo à multicloud híbrida seja algo com muitas nuances, há similaridades nos estágios de sua adoção. Separamos 4 passos iniciais em direção a uma infraestrutura de multicloud híbrida:
Você saberá que seu ambiente multicloud híbrido está otimizado para o seu sucesso quando:
- Seus dados são movidos para onde e quando você precisa, em tempo real;
- Sua infraestrutura de TI oferece a flexibilidade, o desempenho e a economia de que você precisa para captar e manter uma vantagem competitiva;
- Você está obtendo todo o valor possível de seus ativos de dados.
Podemos ajudar você a identificar as próximas etapas na sua jornada para o mundo da multicloud híbrida. Conheça o case da Senff, que há alguns anos iniciou sua jornada com a criação de uma cloud privada ou entre em contato conosco hoje mesmo!
Elaborado a partir dos artigos:
- One Size Doesn’t Fit All: Multicloud Strategies for Your Enterprise, ID
- Embracing Hybrid Multicloud Storage, IBM
- Navigating your Hybrid Multicloud Vision with IBM Power Systems, IBM