Blog

Por que o Exagrid é o melhor de dois mundos para o armazenamento de backup?

Embora as organizações invistam tempo suficiente na escolha de ferramentas de backup, nem sempre entendem de fato o impacto do armazenamento que está por trás desses aplicativos, bem como a relação entre custo, desempenho, escalabilidade e tempo da equipe de TI.

Em nosso último post, abordamos o uso estratégico de fitas para o armazenamento de dados/backup de informações de pouco acesso. Hoje abordaremos as opções de Backup em Disco, baseados no artigo “Hidden Secrets Regarding Backup Storage” elaborado pela Exagrid.

Sistemas de Armazenamento em Discos de Baixo Custo

Muitas organizações utilizam sistemas de armazenamento em discos de baixo custo como storage de Backup. É simples e rápido! O desafio é o custo de longo prazo, dependendo das políticas de retenção. A desduplicação é uma funcionalidade que definitivamente ajuda a reduzir armazenamento e cortar custos, mas algumas aplicações de backup não contam essa opção e outras possuem baixo nível de compactação, alcançando taxas de, no máximo 5:1, em redução de espaço. Além disso, muitas ferramentas de backup também contam com encriptação nativa. A combinação de desduplicação e encriptação pode deixar o backup extremamente lento.

O uso de discos como backup terá um custo efetivo quando a retenção for baixa.

Sistemas de armazenamento em discos de baixo custo serão a melhor alternativa para 2, 4 e em alguns casos 6 cópias. Normalmente, com mais de 4 cópias, appliances dedicados com desduplicação podem ser bem mais baratos que os discos. Isso porque possui recursos dedicados para o processo de desduplicação e pode conseguir taxas que vão de 10:1 a 50:1 com uma média em torno de 20:1.

O que normalmente acontece é que nem sempre as empresas sabem como calcular qual volume de armazenamento será necessário, de modo que passam a efetuar sucessivas compras de TBs e mais TBs de discos, fazendo com que a conta só aumente. O ideal é que você saiba exatamente qual o volume de backup irá realizar pelos próximos 3 a 5 anos pra que tenha condições de analisar as diferentes estratégias possíveis.

Appliances de Desduplicação Inline Scale-up

Os Appliances de Desduplicação Inline Scale-up disponíveis no mercado são todos dedicados a desduplicação e podem atingir altas taxas, reduzindo o custo de armazenamento de backup. No entanto, há um grande pênalti a pagar por essa economia.

Como a desduplicação é realizada “em linha”, ou seja, no caminho entre o aplicativo de backup e o disco, existe uma queda no desempenho de escrita. Os fabricantes utilizam estratégias para driblar esta queda no desempenho, mas chegam no máximo a 1/3 do desempenho de escrita. Desta forma, você está reduzindo os custos de armazenamento, mas criando um grande impacto para a performance do backup e possivelmente aumentando a sua janela. Se adicionalmente for utilizada a encriptação, a performance do backup será ainda menor. Como todos os dados estarão deduplicados, quando for necessário efetuar um restore os dados precisarão ser reidratados e as restaurações poderão ficar até 20 vezes mais lentas se comparadas a dados não deduplicados.

Por fim, estes appliances utilizam arquitetura scale-up, o que significa que possuem uma controladora fixa e gavetas de discos adicionais. Na medida em que os dados aumentam, não há acréscimo de recursos de modo que a janela de backup seguirá aumentando até que novas controladoras sejam adicionadas, criando silos e aumentando a complexidade de gerenciamento.

Exagrid Tiered Backup Storage

Avaliando estes cenários a Exagrid combinou o melhor dos dois mundos, oferecendo a performance de disco para backup e restore, economia de desduplicação de longo prazo para todas as retenções, arquitetura escalável para uma janela de backup fixa, sem upgrades de controladoras ou obsolescência de produto, nenhum impacto no desempenho para criptografia em repouso. Adicionalmente, a arquitetura da Exagrid oferece um “air gap” virtual, com uma camada de repositório de retenção não voltada para a rede, com objetos de dados imutáveis e remoções postergadas para recuperação em ataques de ransomware.

Além disso, a Exagrid garante a manutenção do preço em dólar para aquisições futuras em um intervalo de 5 anos.

Se você tem dúvidas sobre a melhor opção para a necessidade da sua empresa, entre em contato conosco!

Veja também

Rua XV de Novembro, 1155 – Sala 1601C
Edifício HUB Business – Centro
CEP 80.060-000
Curitiba/PR – Brasil