Case de sucesso

CERAMFIX

Armazenamento resiliente que pode sobreviver a interrupções … Ou caminhões desgovernados

Com uma arquitetura de armazenamento lenta e obsoleta, a Ceramfix contou com a ajuda do IBM Business Partner Asset IT para migrar suas operações para uma plataforma resiliente de tecnologia IBM. Agora, a empresa pode continuar suas operações de back-office cross-site sem interrupção – mesmo quando um caminhão errante interrompe suas conexões de fibra.

Desafio de Negócios

Sem tempo a perder.

Quando o fabricante Ceramfix começou a sofrer atrasos no faturamento do final do mês, a empresa percebeu que precisava agir rapidamente.

“Tínhamos clientes e funcionários reclamando”, lembra Daivid Thomaz, Gerente de TI da Ceramfix. “Na última semana do mês, processamos e enviamos nossas faturas, mas a lentidão era frequente. Levantar os dados relevantes exigia muito tempo e esforço, por isso era estressante todos os meses. Estávamos sempre preocupados em ter ou não nossas faturas enviadas no prazo, e o departamento de TI, recebia constantemente tickets sobre processos lentos. ”

O problema era a infraestrutura de armazenamento obsoleta, que a Ceramfix havia implantado há cinco anos. À medida que a tecnologia se aproximava do fim de sua janela de suporte, a empresa frequentemente enfrentava problemas de latência, como os que afetavam seu faturamento. Ao mesmo tempo, a tecnologia utilizada carecia da escalabilidade de que a Ceramfix precisava para suportar o crescimento dos negócios.

“Estávamos agregando novos clientes, novas unidades de negócios, novos produtos”, explica Thomaz. “Também precisávamos cumprir nossa estratégia – queríamos levar nossos sites de produção para perto de nossos clientes para melhor atender nossa demanda. Portanto, construímos quatro novas unidades de negócios, cada uma criando fluxos de dados de produção e faturamento.”

A empresa começou a buscar novas alternativas de armazenamento, especialmente aquelas que ofereciam um alto nível de disponibilidade, uma vez que agilizar o faturamento e o gerenciamento geral de dados eram essenciais para o crescimento e sucesso contínuos da Ceramfix.

“Também trabalhávamos com um orçamento limitado”, observa Thomaz. “Precisávamos de uma solução que oferecesse alta disponibilidade, mas não queríamos investir na implementação de um ambiente SAN completo. Precisávamos de algo que pudesse se conectar diretamente com as fibras que já tínhamos instaladas entre nossos dois data centers. ”

Transformação

Depois de discutir opções viáveis ​​com a Asset IT, a Ceramfix começou a considerar uma nova tecnologia de armazenamento IBM. A Ceramfix teve acesso ao IBM Client Center em Montpellier, França, para testar e avaliar as opções em potencial, incluindo o IBM FlashSystem® com tecnologia IBM HyperSwap®.

“O site de Montpellier foi muito importante em nossa decisão de escolher a IBM”, lembra Thomaz. “Pudemos ver o comportamento da arquitetura no momento de um crash e, posteriormente, o failover. Isso nos deu muita confiança na solução. ”

Após as demonstrações de sucesso, a equipe de Asset IT trabalhou com a Ceramfix para implantar um novo IBM FlashSystem 5030 em cada um dos data centers do cliente, localizados a cerca de 1 km de distância. Os dispositivos totalmente flash usam protocolos iSCSI para se conectar à rede de fibra existente. E graças à tecnologia IBM HyperSwap, o novo equipamento de armazenamento opera como um único cluster, ostentando recursos de failover automatizado em caso de interrupção.

Ao mesmo tempo, a Asset IT ajudou a Ceramfix a atualizar seus processos de backup e recuperação de longo prazo, implantando uma nova biblioteca de fitas IBM TS4300.

Resultados

  • Queda de ~ 80% no tempo de processamento de dados relacionados ao faturamento do fim do mês;
  • Maior confiabilidade com replicação entre sites e failover automatizado;
  • Backup 75% mais rápido em comparação com métodos anteriores.

Com seus novos sistemas de armazenamento em produção, a Ceramfix agora tem uma arquitetura muito mais resiliente – um fato que já foi demonstrado de forma inesperada.

“Um caminhão-reboque bateu em um poste fora de um de nossos escritórios. Foi uma bagunça. Mas o HyperSwap funcionou exatamente como esperado. Mantivemos nossos processos rodando, embora nossa linha de fibra estivesse no solo. Desde então, posso relaxar sabendo que temos uma solução confiável, abrangente e altamente disponível, conta Thomaz ”

Além de sua capacidade de sobreviver a colisões de caminhões, a nova arquitetura também produz uma série de melhorias de desempenho, principalmente nos esforços de faturamento da empresa. Agora, a Ceramfix pode concluir o faturamento de fim de mês em cerca de 20% do tempo. Da mesma forma, o tempo de cálculo da folha de pagamento mensal, que antes exigia cerca de quatro horas dependendo do volume, caiu para apenas 30 minutos graças à performance do armazenamento all-flash.

Além disso, os cronogramas de backup também foram reduzidos graças ao armazenamento em fita da IBM. Em média, a Ceramfix pode concluir um backup de seu ambiente em um quarto do tempo que demandava antes.

“O gerenciamento do armazenamento também é muito mais fácil”, acrescenta Claiton Zanella – Diretor Exdetivo da Asset IT. “Se houver um problema, a solução de armazenamento da IBM abrirá um ticket por conta própria, para que eles possam responder mais rapidamente. E se eles precisarem de suporte adicional para resolver o desafio, podemos intervir para ajudar. ”

Finalmente, a Ceramfix ficou satisfeita com a escolha da Asset IT para auxiliar na solução. Ou como explica Thomaz: “Eles foram um verdadeiro parceiro, ajudando-me desde a decisão de compra até o momento da implementação. A Asset IT esteve muito atenta às nossas necessidades e a gestão minuciosa do projeto deixou-me muito confortável. No final, não tive dúvidas de que tomamos a decisão certa. ”

Sobre a Ceramfix

Sediada em Gaspar (SC), a Ceramfix é uma fabricante de produtos voltados para a instalação de revestimentos cerâmicos – como rejuntes, argamassas, adesivos e impermeabilizantes. A empresa foi fundada em 1993 e atualmente opera em nove localidades no Brasil e um escritório no Paraguai.

Publicado originalmente em: https://www.ibm.com/case-studies/ceramfix-storage-flashsystem

Soluções relacionadas:

Veja também

O grupo Senff tem mais de 125 anos de mercado e há 18 anos atua na administração de cartões. São mais de 2,2 milhões de cartões emitidos e 5 milhões de transações mensais realizadas com cartões de crédito e benefícios.
A CELEPAR é responsável pelos sistemas de informação do Governo do Paraná. Para que estes sistemas atendam às necessidades tanto do governo como do cidadão, é necessário que exista uma plataforma confiável para processamento dos bancos de dados.
Rua XV de Novembro, 1155 – Sala 1601C
Edifício HUB Business – Centro
CEP 80.060-000
Curitiba/PR – Brasil