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4 benefícios de adotar o outsourcing de serviços de TI

No universo da tecnologia, manter-se atualizado não é apenas um desafio — é um investimento significativo. Não por acaso, o outsourcing de alguns serviços/áreas de TI, realizado por fornecedores de serviços especializados, é uma estratégia cada vez mais adotada.

À medida que as empresas se voltam para o que realmente importa — seu core business —descobrem que o outsourcing é muito mais do que economia de recursos e que pode ser uma estratégia poderosa que impulsiona a inovação, permitindo que as organizações adotem soluções tecnológicas de ponta sem perder o foco em suas atividades principais.

Empresas especializadas nos mais variados serviços de TI não oferecem apenas suporte técnico; elas criam soluções sob medida para atender às demandas únicas de cada cliente, garantindo um crescimento sustentável e estratégico.

Neste artigo, vamos explorar 4 benefícios de adotar o outsourcing de serviços de TI:

1. Redução de custos

A redução de custos talvez seja um dos benefícios mais tangíveis do outsourcing de serviços de TI. Entre eles podemos citar a redução de despesas com contratação e treinamento (sem deixar de ressaltar casos de equipes com elevado turnover de pessoal), com a infraestrutura para os funcionários, com questões trabalhistas, além da flexibilidade para redução de despesas fixas elevadas durante períodos de baixa demanda.

Um relatório da Google for Startups de 2023 previu que o Brasil terá um déficit de 530 mil profissionais de TI até 2025, fator que deverá contribuir ainda mais para o aumento do custo da mão de obra especializada, além de tornar mais difíceis e onerosos os processos de contratação considerando a alta demanda.

A flexibilidade proporcionada pelo outsourcing permite que as contratações sejam realizadas conforme as necessidades do negócio; seja para projetos específicos ou períodos determinados, é possível contar com equipes especializadas quando necessário, garantindo eficiência sem comprometer o orçamento ou depender de aprovação de headcount

2. Acesso a profissionais com o skill desejado

Manter as equipes internas treinadas e atualizadas em tecnologias que estão em constante evolução representa um grande desafio para as empresas. De acordo com uma pesquisa recente da Logicalis, a IT Trends Snapshot 2023, 59% das empresas mencionam sentir falta de profissionais qualificados.

Empresas especializadas em serviços de TI estão sempre conectadas às últimas tendências do setor, oferecendo profissionais certificados e atualizados nas mais variadas tecnologias. Estes profissionais tendem a estar em frequente contato com fabricantes e desenvolvedores de soluções, além de contar com o acesso a uma base de conhecimento inestimável na medida em que atuam em ambientes diversificados. A menos que você e seu time sejam early adopters, poderão se beneficiar de toda a experiência de dezenas ou muitas vezes até centenas de ambientes como o seu.

3. Foco no core business

Adotar o outsourcing pode ser uma estratégia eficaz para reduzir o tempo (nobre) gasto com tarefas não essenciais ao core business da empresa. Atividades como monitoração e suporte de ambientes, backup, desenvolvimento, entre outras, são fundamentais para a continuidade dos negócios, mas supérfluas para a estratégia.

Em tempos de transformação digital e da demanda por organizações cada vez mais ágeis, poder contar com os recursos que conhecem o negócio para analisar processos, avaliar e testar novas soluções ou focar em projetos estratégicos agregará muito mais valor e aumentará a relevância da TI para a empresa.

4. Conformidade com as melhores práticas

Conforme já citamos no item 2, manter as equipes internas atualizadas não é uma tarefa fácil. Mas conhecer e adotar as melhores práticas para cada ambiente traz ganhos significativos para a TI, como o aumento da eficiência operacional, melhora na segurança do ambiente, maior escalabilidade, conformidade regulatória, além de criar uma base sólida e eficiente para as operações.

Com a grande quantidade de demandas que chegam às áreas de TI diariamente, muitas vezes este cuidado é negligenciado em prol das urgências e “emergências” que possam surgir. Já os contratos de serviços podem ser “configurados” para que absorvam atividades, tornando-as a base para a melhoria contínua de cada ambiente.

Monitoramento, auditorias e testes constantes vão identificar e corrigir falhas antes que causem qualquer dano significativo.

Outsourcing de serviços de TI como estratégia para crescimento e inovação

Em um mercado competitivo e em constante evolução, o outsourcing de serviços de TI se apresenta como uma solução estratégica para enfrentar desafios tecnológicos e aprimorar a eficiência operacional. Esta abordagem pode ser o diferencial essencial para alcançar um sucesso sustentável e fortalecer a área de TI.

Descubra como o Asset Managed Services pode ajudá-lo, garantindo uma implementação eficiente e personalizada às suas necessidades.

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