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De forma geral, o monitoramento é o “quando” e “o que” de um erro no sistema, enquanto a observabilidade é “o porquê” e “o como”. Entenda como esses processos funcionam e suas vantagens.
Manter as aplicações de TI funcionando corretamente é um grande desafio para as empresas que buscam um ambiente operacional eficiente e satisfatório. Quando uma aplicação falha, isso não apenas afeta os clientes, mas também os negócios, já que tempo perdido significa dinheiro perdido. Identificar os problemas e resolvê-los rapidamente é crucial para minimizar estes impactos. É aí que entram em cena duas alternativas para prevenir as paradas inesperadas em um sistema de TI: pelo monitoramento do ambiente ou pela observabilidade.
O monitoramento é reativo, alertando quando uma falha já ocorreu, enquanto a observabilidade é preditiva, que significa que ela avisa dos problemas identificados e aponta as correções antes que causem interrupções. Entenda melhor como cada uma opera:
Monitoramento é o procedimento de reunir, analisar e exibir informações sobre um sistema, rede ou processo. Utilizando métricas e logs predefinidos, o monitoramento avalia o ambiente e verifica se o sistema está operando corretamente. Ele fornece relatórios e alertas sobre erros, ajudando as equipes a acompanharem o rendimento do sistema e detectarem falhas conhecidas, mas pode ter limitações se as equipes não souberem quais métricas e logs acompanhar.
Utilizando uma variedade de ferramentas e métodos, é possível obter dados em tempo real ou de forma retrospectiva. O monitoramento é uma importante ferramenta que permite ao administrador e usuário acompanhar e entender como algo está se comportando e funcionando. Basicamente, seu propósito é identificar problemas, falhas ou padrões indesejados, oferecendo alertas e relatórios para apoiar a tomada de decisões necessárias para a manutenção, otimização ou resolução de problemas.
O termo observabilidade surgiu a partir de um conceito de engenharia chamado de Teoria de Controle, que se refere a capacidade de avaliar problemas internos a partir do exterior. Em uma analogia com o segmento automotivo, é como oferecer aos mecânicos a capacidade de entender por que um carro não dá a partida sem ter que desmontar algumas peças.
Na observabilidade é possível a identificação da causa raiz de um problema de desempenho com a análise de dados de saída e a avaliação do funcionamento do sistema, oferecendo ações para lidar com o problema. Isso significa que as equipes de DevOps conseguem detectar proativamente os contratempos e resolvê-los mais rapidamente.
As equipes de TI conseguem correlacionar de forma proativa a telemetria, com a coleta de dados em tempo real, obtendo uma visualização completa do comportamento do aplicativo. O resultado leva à possibilidade de executar a instrumentação, depuração e correções de desempenho do aplicativo a tempo.
Com a mudança para arquiteturas baseadas na tecnologia de nuvem, a visibilidade total torna-se crucial. As ferramentas de monitoramento baseadas na nuvem precisam de visibilidade de ponta a ponta. Elas também evitam outro problema operacional de TI, a fadiga por incidentes. Isto acontece quando os alertas de incidentes carecem de detalhes de contexto suficientes para o diagnóstico do problema. Assim, para assegurar o desempenho do aplicativo não é preciso de mais dados, mas de automação inteligente. É aqui que soluções como o IBM Observability by Instana entram em cena. Esta solução oferece automação, contexto e ação inteligente para garantir o desempenho ideal das aplicações.
O IBM Observability by Instana vai além de saber que um problema está ocorrendo para saber por que está ocorrendo e como corrigi-lo. Ele monitora cada serviço, rastreia solicitações e perfila processos, fornecendo contexto para ações inteligentes. Com recursos avançados de observabilidade em tempo real, como o monitoramento do banco de dados, as equipes podem identificar as consultas problemáticas no fluxo e resolver problemas rapidamente, garantindo que suas aplicações funcionem da melhor maneira possível.
O Instana monitora mais de 200 tecnologias, relacionadas à nuvem e à infraestrutura, rastreio, alerta e notificações, CI/CD, criação de log, e métricas. Além desses recursos, também é possível atingir os seguintes objetivos:
O Instana pode ainda ser implementado como uma solução SaaS com a opção de reter dados na nuvem ou como uma solução on premise (no local).
Gostou desta solução e quer saber como ela pode ser utilizada? Entre em contato com nossa equipe e solicite uma visita ou acesse nosso site e conheça mais: www.assetit.com.br
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